×
Abril 20, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Ampliação da quarentena pode impactar no mercado de HF?
Paralisação das atividades não essenciais se estende até 10 de maio

Por Caroline Ribeiro e Daiana Braga
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Ampliação da quarentena pode impactar no mercado de HF? Ver fotos

Piracicaba, 20 – Com a nova prorrogação da quarentena no estado de São Paulo até o dia 10 de maio, anunciada pelo governador João Doria na sexta-feira, 17, as medidas de isolamento social continuam em todos os municípios paulistas. Outros estados também seguem com as medidas de restrição da circulação de pessoas neste mês e em meados de maio.

Isso significa que escolas, restaurantes e varejos de menor escala, importantes canais de escoamento de frutas e hortaliças, manterão suas atividades suspensas e/ou bastante reduzidas até lá. Apesar de o abastecimento do setor de HF continuar ativo durante o período de isolamento social, os supermercados e hipermercados, especialmente, são os que têm sentido menos os impactos da queda nas vendas desde o início da pandemia de covid-19 no Brasil.

Assim, de modo geral, o prolongamento da quarentena pode continuar impactando o setor no curto prazo? Para algumas frutas, a manutenção do fechamento das escolas é um dos principais entraves, tendo em vista a elevada demanda para compor a merenda escolar. É o caso da banana e da maçã (especialmente as miúdas). Em termos de oferta, algumas delas já podem registrar maior volume no início de maio, mesmo que de forma gradual – o que pode pressionar as cotações em relação a abril.

Já para as hortaliças, boa parte delas está em período de transição de safras, portanto, a demanda limitada ainda não chegou a afetar de forma significativa – os valores ao produtor, inclusive, continuam bastante atrativos, especialmente de batata, tomate, cenoura e cebola. Dentre as culturas mais afetadas, destaca-se a alface: sem ter para onde escoar, muitos produtores tiveram que "passar o trator" nas roças e já pensam em reduzir os plantios daqui em diante. A seguir, confira os detalhes por cada cultura acompanhada pelo Hortifruti/Cepea:

FRUTAS

BANANA: A oferta da nanica está aumentando gradualmente no Vale do Ribeira (SP) – podendo chegar ao pico em maio –, assim como no Norte de Santa Catarina. O volume de prata, por outro lado, deve se manter controlado. Quanto à demanda, agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea observam oscilação a cada 15 dias, com semanas positivas e outras negativas.

MAÇÃ: A oferta de maçã deve continuar controlada, já que essa safra vem sendo marcada por menor volume colhido – sendo que classificadores podem seguir armazenando e dosando as saídas. A fruta miúda, por sua vez, deve continuar sendo impactada, tendo em vista a maior participação neste ano e a demanda fraca, devido ao fechamento das escolas.

MAMÃO: Apesar de a oferta não ser elevada, a demanda por essa fruta está bastante limitada, inclusive em supermercados – gerando sobras entre uma semana e outra, as quais são vendidas a preços mais baixos. Vale destacar, contudo, que o clima mais ameno na roça vem segurando a maturação.

MELÃO: A oferta se difere entre as regiões – enquanto no Rio Grande do Norte/Ceará o período é de entressafra, o Vale do São Francisco (BA/PE) está em plena colheita. No entanto, nesta última praça, as chuvas e a pandemia limitaram o plantio, refletindo em menor volume da fruta. Quanto à demanda, segue bastante travada, devido ao seu maior valor agregado e ao clima, mais ameno nos grandes centros consumidores.

UVA: A oferta ainda deve ser restrita no Vale do São Francisco (BA/PE), mas pode aumentar no Sudeste (Marialva e Louveira/Indaiatuba - SP). O cenário de preços, portanto, pode ser pior que o de abril, mas ainda de forma controlada.

MELANCIA: A oferta, restrita em abril, pode começar a aumentar gradualmente no início de maio.

MANGA: O volume de palmer começa a crescer neste mês, mas a possibilidade de aumento das exportações, devido ao fim da safra do Peru, pode controlar a oferta no início do próximo período.

CITROS: Para a laranja, a oferta da nova temporada (2020/21) aumenta gradualmente em maio, já que a safra está atrasada e a colheita pode ser postergada em alguns pomares. Quanto à lima ácida tahiti, o cenário é de desaceleração da oferta a partir do próximo mês, o que pode ser positivo aos preços.

HORTALIÇAS

BATATA: A oferta está baixa, uma vez que a safra das águas está praticamente encerrada e os plantios para a de inverno ainda estão ocorrendo. Portanto, os preços não devem ser tão impactados – os valores, inclusive, só não estão ainda maiores por conta das medidas de isolamento, que "seguram" um pouco as compras.

TOMATE: O cenário ainda é de oferta controlada, mas com tendência de aumento, diante do início da safra de inverno em algumas regiões, como em Paty do Alferes (RJ), Sumaré e Mogi Guaçu (SP). Porém, a disponibilidade do produto vai depender das temperaturas: o clima ameno nos próximos dias pode controlar a maturação.

CENOURA: Mesmo com a previsão de pico de safra agora em abril, a oferta não deve aumentar expressivamente, pois as áreas que estão sendo colhidas foram afetadas por chuvas em excesso durante o período de plantio e desenvolvimento das raízes. Quanto às cotações, estão caindo nas últimas semanas, mas continuam atrativas ao produtor.

ALFACE: Sendo uma das hortaliças mais afetadas na quarentena e de maior perecibilidade, a procura é bastante restrita. Com a produção satisfatória, as sobras estão cada vez mais comuns. A saída de alguns produtores tem sido a de "passar o trator" nas lavouras, assim como redução de transplantio e área.

CEBOLA: O escoamento da hortaliça tem sido sazonal desde o início da pandemia da covid-19, variando conforme a necessidade de compra do consumidor. A safra do Sul está praticamente encerrada e, consequentemente, a importação de bulbos da Argentina tem aumentado, mesmo com limitações impostas ao trabalhador rural argentino para evitar aglomerações no campo e nos barracões.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
calendário de oferta de HF
Cepea
coronavírus
impactos do coronavírus na produção de HF
impactos do coronavírus no varejo
medidas de isolamento
mercado de HF
quarentena