×
Abril 17, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Impactos da quarentena são menos intensos em supermercados
Escoamento em atacados e pequenos varejos tem sido mais afetado

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Impactos da quarentena são menos intensos em supermercados Ver fotos

Piracicaba, 17 – Dentre os setores do varejo, o de bens não duráveis é o que tem sentido menos os impactos da queda nas vendas desde o início da pandemia de covid-19 no Brasil. O Índice Cielo do Varejo Ampliado, da Cielo, indica que, dentro deste grupo, os supermercados e hipermercados registram o desempenho menos negativo, com aumento nas vendas em todo o mês de março e início de abril (até o dia 16) – na comparação com os dias equivalentes em fevereiro de 2020, antes do início da quarentena no País.

De acordo com agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, apesar de a demanda por hortifrútis ter se mostrado oscilante nas últimas semanas (maior em alguns períodos e menor em outros), o escoamento por meio deste canal de comercialização tem sido menos afetado do que nos atacados e pequenos varejos. A oscilação na procura, por sua vez, é decorrente das medidas de restrição de circulação de pessoas, a qual intensifica o padrão de compras de produtos para estocagem, mas, por outro lado, prejudica o escoamento de HF's com alta perecibilidade (como as folhosas) e ainda pode provocar o desabastecimento de alguns itens.

Vale destacar, ainda, que a redução das idas às compras beneficia este canal de comercialização em relação aos demais, já que supermercados reúnem maior diversidade de produtos e que, portanto, podem ser adquiridos em um único deslocamento.

Fonte: hfbrasil.org.br e Cielo

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
Cielo
comercialização durante pandemia
compras no varejo
demanda por hortifrútis
desempenho varejo
escoamento
supermercados
varejo e quarentena