×
Melancia
Março 22, 2021
HORTIFRUTI/CEPEA: Novas restrições geradas pela pandemia afetam comercialização de HFs
Para alguns produtos, nem mesmo a oferta controlada é capaz de sustentar os preços

Por Caroline Ribeiro e equipe HF Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Novas restrições geradas pela pandemia afetam comercialização de HFs Ver fotos

Piracicaba, 22 – Diversos estados brasileiros têm adotado medidas ainda mais restritivas quanto ao funcionamento do comércio e de serviços considerados não essenciais desde o início de março, a fim de conter o avanço desenfreado da covid-19 no País. Porém, mesmo com o pleno funcionamento da cadeia de abastecimento de alimentos, incluindo o varejo de menor escala (feiras livres), o mercado de hortifrúti tem sido afetado pela retração na demanda – com os preços de vários HFs em queda, inclusive os que registram menor oferta nas roças.

Tais fatores, somados à suspensão do atendimento presencial em bares e restaurantes, importantes canais de escoamento de frutas e hortaliças, prejudicam principalmente a saída de hortifrútis "fora do padrão", bastante demandados pelo food service. Além disso, a menor circulação de pessoas costuma prejudicar as vendas de HFs mais perecíveis, devido à redução das idas às compras.

Dentre as hortaliças acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, todas foram impactadas pelo menor escoamento dos últimos dias (15 a 19/03). Para alguns produtos, como batata, tomate e cebola, nem mesmo a desaceleração da oferta foi capaz de frear a desvalorização gerada pela menor demanda. No caso da alface, os valores encerraram a última semana praticamente estáveis, devido ao volume restrito nas roças –  as vendas no atacado, por outro lado, se reduziram, assim como os preços. Já para a cenoura, as cotações estão abaixo do custo de produção, devido à maior disponibilidade do produto e às dificuldades no escoamento.

Para as frutas, o cenário é semelhante: a menor demanda refletiu negativamente nos mercados de todas as variedades acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea. No entanto, a oferta controlada sustentou as cotações de alguns produtos nos últimos dias, como melancia e laranja. Você pode conferir os detalhes quanto às demais frutas nos links a seguir: banana, maçã, mamão, manga, melão e uva.

As atualizações sobre os impactos da quarentena no mercado brasileiro de HF continuarão sendo publicadas no site da HF Brasil. Fique de olho e se cuide!

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
cotação
demanda por HF na pandemia
HF Brasil
oferta de frutas
oferta de hortaliças
preços dos hortifrútis
reflexos das restrições da pandeia no mercado de HF