×
Março 4, 2021
HORTIFRUTI/CEPEA: Estado de SP retoma medidas mais restritivas da quarentena
Bares e restaurantes poderão funcionar apenas em sistema delivery

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Estado de SP retoma medidas mais restritivas da quarentena Ver fotos

Piracicaba, 04 – Devido aos recordes diários de casos e de mortes decorrentes da covid-19 no País, todos os municípios paulistas devem regredir à fase mais restritiva da quarentena do Plano São Paulo, conforme decreto do governo estadual. As medidas da fase vermelha, que permite apenas o funcionamento de serviços considerados essenciais, passam a valer no próximo sábado, 06, se estendendo até 19 de março. Outros estados, como Paraná, Bahia, Distrito Federal e Minas Gerais, também têm adotado medidas mais rígidas nos últimos dias.

Isso significa que bares e restaurantes, importantes canais de escoamento de frutas e hortaliças, manterão novamente suas atividades presenciais suspensas até o fim da restrição (somente delivery é permitido) – cenário que prejudica principalmente a saída de hortifrútis "fora do padrão", bastante demandados pelo food service. Além disso, a menor circulação de pessoas costuma prejudicar as vendas de HFs mais perecíveis, devido à redução das idas às compras. Um alento ao mercado de HF, por outro lado, é que as escolas estaduais e municipais (com capacidade reduzida), bem como os varejos de menor escala (feiras livres e outros), poderão operar normalmente no período.

Vale lembrar que a cadeia de abastecimento de HF continuou ativa durante as fases mais restritivas desde o início da quarentena, em março de 2020, apesar das dificuldades logísticas. Mesmo assim, foram os supermercados e hipermercados, especialmente, que sentiram menos os impactos da queda nas vendas durante a pandemia de covid-19 no Brasil.

As atualizações sobre os impactos da quarentena no mercado brasileiro de HF serão publicadas no site da HF Brasil nos próximos dias. Fique de olho e se cuide!

Fonte: hfbrasil.org.br e Governo de SP

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
fase vermelha em SP
fechamento de bares e restaurantes
HF Brasil
mercado de HF na quarentena
quarentena em SP
vendas de frutas e hortaliças na quarentena