×
Novembro 19, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Brasil tem potencial para ser mais forte no mundo das frutas!
Atualmente, o País ocupa a 16ª posição no ranking dos maiores exportadores

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Brasil tem potencial para ser mais forte no mundo das frutas! Ver fotos

Piracicaba, 19 – Se somados os faturamentos obtidos com os embarques das principais frutas nacionais, como manga, melão, lima/limão, uva, mamão, melancia, banana e maçã, o Brasil ocupa a 16ª posição no ranking dos maiores exportadores desses produtos do mundo (o cálculo foi feito com base em dados da FAO, sigla em inglês para Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

Os Estados Unidos e o Equador, por exemplo, registram faturamento quatro vezes acima do obtido pelo Brasil com as exportações desse grupo de frutas. No entanto, o País ainda tem potencial para aumentar sua competitividade e subir muitas posições desse ranking.

No geral, o termo competitividade deve ser compreendido como a capacidade de um país fornecer um produto com mais vantagens do que os demais ofertantes – pela maior qualidade e/ou preço mais atrativo. Essa vantagem dá ao país uma parcela maior de mercado.

Nesse sentido, para aumentar a competitividade, estão a favor do Brasil a produção elevada de algumas frutas (que gera excedente exportável), a boa qualidade (favorecida pelo clima e manejo adequado) e os baixos preços. Por outro lado, os gargalos que são enfrentados por exportadores nacionais, tais como infraestrutura e logística precárias, pouca promoção das frutas e ausência de novos acordos bilaterais, limitam a competitividade.

Confira a análise detalhada da competividade das oito frutas mais exportadas pelo Brasil na edição de novembro da Revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
competitividade
competitividade das frutas brasileiras
exportações de frutas
frutas mais exportadas pelo Brasil
Hortifruti Brasil
mercado internacional
ranking