×
Melão
Maio 7, 2020
MELÃO/CEPEA: Aumento de área pode não acontecer no Vale
Atual cenário dificulta comércio da fruta

Por Maria Giulia Marchesi e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Aumento de área pode não acontecer no Vale Ver fotos

Piracicaba, 07 – Contrariando as perspectivas iniciais, o incremento de área de melão pode não acontecer no Vale do São Francisco (BA/PE) nesta safra – que está sendo colhida desde abril e deve se estender até julho. Isso porque, além de as chuvas mais frequentes dificultarem o plantio nos primeiros meses do ano, principalmente em março, as incertezas quanto ao mercado, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, afetaram novos cultivos.

Desde o início do isolamento social, a comercialização da fruta local tem sido dificultada, principalmente para o Sudeste, uma das regiões mais afetadas do Brasil. Assim, as vendas da fruta embalada se reduziram, com maior intensidade em abril – no período, houve desvalorização do melão frente a março, mesmo diante da oferta controlada (vale lembrar que o RN/CE está em entressafra e que o Vale não tem grande volume no momento).

Ao comparar os preços atuais com os do ano passado, a queda é ainda maior: para o melão amarelo tipo 6 e 7, o valor médio de abril foi de R$ 29,71/cx de 13 kg, recuo de 15% em relação ao mesmo mês de 2019. Já para o amarelo vendido a granel, os preços estiveram 32% inferiores na mesma comparação, registrando média de 1,09/kg.

Para maio, o mercado de melão ainda deve ser difícil, devido ao clima mais frio, que naturalmente afeta o consumo dessa fruta considerada refrescante, e à redução da renda do consumidor.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área de melão
Cepea
coronavírus
demanda por melão
melão
oferta de melão
pandemia afeta mercado de melão
preços de melão
produção de melão
queda de área de melão no Vale