24/11/2021

HORTIFRUTI/CEPEA: ''Comida Invisível'' leva alimento a quem tem fome

E ainda combate o desperdício!

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
HORTIFRUTI/CEPEA: ''Comida Invisível'' leva alimento a quem tem fomeVer fotos

Piracicaba, 24 – Segundo a FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), estima-se que as perdas e os desperdícios de alimentos cheguem a mais de 1,3 bilhão de toneladas ao ano em todo o mundo. E é por este motivo que o combate a estes problemas está entre as metas de desenvolvimento sustentável estabelecidas pela FAO para 2021, designado como o “Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras”.

Enquanto o termo "perda" refere-se às ineficiências na cadeia de produção, tais como a infraestrutura e logística deficientes e/ou falta de tecnologias para a produção, a definição de "desperdício" está correlacionada ao descarte intencional de produtos alimentícios apropriados para o consumo humano. No setor de frutas e hortaliças, ambos os casos são alarmantes, podendo chegar a 50% das raízes, HFs, sementes e oleaginosas produzidas no mundo todos os anos, conforme estimativa da FAO.

Foi justamente durante as compras de HFs, ao se deparar com uma grande quantidade de alimentos sendo descartados no local, que a sócia-fundadora da plataforma "Comida Invisível", Daniela Leite, resolveu criar uma conexão entre quem tinha sobras de tais recursos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Assim, a ferramenta, por meio da tecnologia de geolocalização, une empresas de alimentos dispostas a doar os excedentes (que estejam com boa qualidade) a ONGs em todo o País, permitindo melhor gerenciamento da cadeia e destinação correta de produtos alimentícios.

Além de seu impacto social e ambiental, a iniciativa, certificada pela FAO com o selo Save Food, visa trazer conteúdos que auxiliem na mudança de hábito de consumo da população, para que cada um possa fazer a sua parte no combate ao desperdício de comida. Até o momento, mais de 2 mil pessoas já estão doando alimentos por meio da plataforma, os quais chegam a mais de 200 ONGs brasileiras mensalmente. Saiba mais sobre o "Comida Invisível" e outros projetos voltados à redução do desperdício de alimentos clicando aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br, FAO Brasil e Comida Invisível

Tags: aplicativo, Cepea, combate ao desperdício de alimento, Comida Invisível, desperdício de alimentos, desperdício de HFs, HF Brasil, perdas de alimentos, perdas de HFs

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui