×
Maio 13, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Quem é o maior vilão no desperdício de alimentos?
Pesquisa aponta que o consumidor compra mais alimento do que, de fato, irá consumir

Por Ana Raquel Mendes
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Quem é o maior vilão no desperdício de alimentos? Ver fotos

Piracicaba, 13 – O desperdício de alimentos é um assunto em alta nos últimos anos e muitas iniciativas têm surgido para atenuar essa realidade. Um deles é o movimento de incentivo ao consumo de "ugly foods" – hortifrútis que normalmente seriam descartados, devido à má aparência.

Contudo, segundo o artigo Eating ugly food won’t save the world, publicado no jornal norte-americano The Washington Post, isso é apenas a ponta do iceberg. Nos Estados Unidos, as perdas nas fazendas e packing houses correspondem a apenas 20% do desperdício de alimentos, enquanto que, nos lares, esse valor sobe para 43%. Isso porque as pessoas compram mais alimentos do que, de fato, vão consumir.

Mas, então, quais seriam as alternativas para reduzir essas perdas, além do consumo dos "ugly foods"? Segundo o artigo, dentre algumas ações simples – mas eficientes no combate ao desperdício –, estão: substituir hortifrútis frescos pelos congelados, reduzir os volumes comprados e preparar receitas que aproveitem todo o alimento.

Ou seja, mais do que resgatar os alimentos "feios" é preciso que os consumidores alinhem seus hábitos de compra com os alimentares, de forma consciente e responsável, para que alimento algum seja "jogado fora".

Fonte: washingtonpost.com

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
desperdício de alimentos
HF's com defeitos estéticos
hortifrútis feios
perdas de alimentos
redução do desperdício
The Washington Post
ugly food