08/12/2021

UVA/CEPEA: Exportações de novembro têm o maior volume do ano

Boa demanda europeia e intensificação dos envios aos EUA beneficiam cenário

Por Samara Oliveira Felipe e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
UVA/CEPEA: Exportações de novembro têm o maior volume do anoVer fotos

Piracicaba, 08 – Apesar de enfrentar a baixa demanda europeia em setembro e diversas dificuldades logísticas relacionadas à falta de contêineres durante todo o segundo semestre de 2021, o comércio internacional de uvas de mesa brasileiras conquistou patamares superiores aos do ano passado.

Os últimos dados divulgados pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior) confirmam a recuperação nas exportações, cuja janela foi reduzida em quase um mês, mas que, mesmo assim, garantiu bom desempenho. Isso porque, de julho a novembro, foram arrecadados US$ 87,4 milhões, 2,5% a mais do que em toda a segunda metade de 2020, incluindo até mesmo os envios feitos em dezembro.

Boa parte dos resultados excepcionais se deve ao desempenho obtido no mês de novembro, quando foram registrados a maior arrecadação (US$ 42,6 milhões) e o maior volume exportado de 2021: quase 22 mil toneladas de uvas frescas, alta de 47,4% em relação ao mesmo período do ano passado. O cenário é justificado pela boa demanda europeia no período, além da intensificação dos envios aos EUA.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

Tags: Cepea, comércio externo de frutas brasileiras, envios de uva ao exterior, exportações de uva, HF Brasil, mercado internacional de uva, uva

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui