×
Uva
Novembro 10, 2021
UVA/CEPEA: De setembro para outubro, exportações aumentam quase 900%
Bons envios já limitam oferta de brancas sem semente no mercado doméstico

Por Samara Oliveira Felipe e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: De setembro para outubro, exportações aumentam quase 900% Ver fotos

Piracicaba, 10 – Durante todo o mês de setembro, exportadores de uvas do Vale do São Francisco (PE/BA) enfrentaram dificuldades nos envios internacionais, diante do atraso na abertura da janela de embarques para a Europa e de limitações logísticas relacionadas à falta de contêineres. A informação foi confirmada pelos dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), com setembro registrando o pior resultado desde 2004 para o mês em questão. A situação gerou um aumento na oferta interna, principalmente de uvas brancas sem semente, o que resultou em queda de preços e concorrência para outras praças brasileiras.

Mesmo com a retomada das exportações em outubro, no início do mês ainda não era possível estimar se os envios seriam suficientes para compensar o menor desempenho, mas o volume embarcado aumentou 896% de setembro para o período posterior. Comparada ao acumulado desses dois meses de 2020, a receita teve aumento de 10% em 2021, segundo dados da Secex. Para novembro, as expectativas seguem positivas, já que a janela de envios à Europa continuará aberta para as uvas brasileiras.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
envios de uva à Europa
exportações de uva
fruticultura brasileira
HF Brasil
janela de exportação da Europa
mercado internacional de uva
oferta de uva
uva branca sem semente