×
Melão
Janeiro 27, 2021
MELÃO/CEPEA: Embarques de janeiro surpreendem
Concorrentes da América Central enfrentam problemas

Por Carolina Travaglini e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Embarques de janeiro surpreendem Ver fotos

Piracicaba, 27 – Dados oficiais ainda não foram divulgados, mas agentes entrevistados pelo Hortifruti/Cepea relataram que as exportações brasileiras de melão têm registrado bom ritmo em janeiro. Isso porque as passagens dos furacões Eta e Iota em alguns países da América Central, no fim do ano passado, impactaram na produção e/ou na infraestrutura logística (a depender da localidade), postergando os primeiros embarques das frutas desses importantes concorrentes.

A Costa Rica é um exemplo de localidade que enfrentou tais problemas. Cabe salientar que a safra deste país pode contar com um menor volume produzido e, consequentemente, exportado de melão, segundo notícia do Fresh Plaza, também, devido às incertezas de mercado ocasionadas pela pandemia do covid-19. Estes fatores, por sua vez, podem continuar favorecendo a demanda internacional pela fruta brasileira no próximo mês.

Vale ressaltar que, apesar desse cenário, agentes relataram que a própria redução gradual da colheita no Rio Grande do Norte/Ceará, comum nos últimos meses da campanha, atuou como limitante de melhores resultados das exportações brasileiras de melão no período. Alguns informaram, ainda, dificuldades na obtenção de embalagens de papelão, o que levou a atrasos de embarques em certos momentos.

MERCADO INTERNO – A redução gradual do volume ofertado na região RN/CE e os bons embarques internacionais diminuíram a disponibilidade de melão no mercado interno em janeiro – cenário que pode se manter até o aumento do fornecimento do Vale do São Francisco (BA/PE), que deve ocorrer apenas entre março e abril.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
exportações de melão
HF Brasil
melão
mercado internacional de melão
oferta de melão
produção de melão