×
Melancia
Dezembro 17, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Especial Frutas - Melão e melancia
Após incertezas no fechamento de contratos, safras têm início positivo

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Especial Frutas - Melão e melancia Ver fotos

Piracicaba, 17 – Na edição de novembro, a revista Hortifruti Brasil analisou os impactos da pandemia sobre as exportações de oito frutas: banana, limões e limas, maçã, mamão, manga, melancia, melão e uva – as quais, somadas, correspondem a 75% dos envios brasileiros na parcial de 2020 (janeiro a setembro).

No caso do melão e da melancia, o cenário recente das duas frutas é distinto. Para o melão, as vendas externas cresceram em menor ritmo neste ano, mas o volume embarcado é mais representativo. Já os envios da melancia envolvem quantidades abaixo das de melão, porém, avançam com mais força, atingindo recordes a cada safra.

Nesta temporada, especificamente, o principal impacto da pandemia sobre as exportações esteve relacionado aos contratos. Diante de incertezas quanto ao comportamento da demanda, importadores demoraram um pouco mais no fechamento das negociações. Enquanto em anos anteriores, contratos foram realizados entre maio e junho, em 2020, foram praticamente iniciados em julho.

Vale lembrar que um importante segmento que demanda melões e melancias é o hoteleiro, e, diante da diminuição no fluxo de turistas na Europa, a venda de frutas a este setor foi comprometida por um período. Parte da queda da demanda deste segmento foi compensada por um aumento nas vendas no varejo do bloco europeu.

Ainda assim, no geral, as vendas externas de melancias maiores (normalmente destinadas ao processamento) estiveram restritas, resultando em diminuição nos plantios em regiões brasileiras que cultivam este tipo para exportar. Vale ressaltar que a demanda tende a se manter crescente até meados de dezembro na Europa, quando, a partir de então, o frio intenso reduz a procura por melões e melancias.

Quer saber como estão os embarques das outras frutas e as impressões de agentes do setor de hortifrúti quanto ao atual cenário? Acesse a edição de novembro da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
demanda externa por melancia
demanda externa por melão
desempenho das exportações de frutas em 2020
exportações de frutas em 2020
Hortifruti Brasil
impactos da pandemia nas exportações de frutas
mercado internacional de melancia
mercado internacional de melão