13/10/2021

MANGA/CEPEA: Exportações superam expectativas e são recordes em setembro

Volume embarcado poderia ter sido até maior

Por Deborah Tiemi Kubo e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MANGA/CEPEA: Exportações superam expectativas e são recordes em setembroVer fotos

Piracicaba, 13 – As exportações brasileiras de manga estão batendo recorde em 2021. Em setembro, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o Brasil exportou 42,1 mil toneladas da fruta, aumento de 95,8% em relação a agosto e de 19% frente a setembro de 2020.

Tradicionalmente, os maiores volumes são exportados neste período, quando aumenta a produtividade no Vale do São Francisco (PE/BA). Contudo, setembro superou as expectativas e registrou o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica do Hortifruti/Cepea, iniciada em 2003, registrando o maior volume de envios de 2021. Em receita, foram arrecadados US$ 37 milhões, acréscimo de 87,8% frente ao mês passado.

Com a diminuição dos volumes da manga osteen no mercado europeu, os pedidos de palmer se intensificaram. Além disso, também estão sendo enviadas maiores quantidades das variedades sem fibra – keitt e kent. Em relação aos Estados Unidos, os volumes embarcados estão superando o esperado e, em setembro, só não foram maiores devido à suspensão dos embarques para o país durante a semana 38 (25 a 29/09), em decorrência de entraves logísticos.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

Tags: Cepea, envios de manga ao exterior, exportações de manga, fruticultura brasileira, HF Brasil, mercado internacional de manga, oferta de manga, produção de manga

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui