×
Batata
Dezembro 7, 2021
BATATA/CEPEA: Colheita da safra de inverno está na reta final
Entretanto, oferta aumenta

Por Luana Chiminasso, Júlia Peron Baroni e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Colheita da safra de inverno está na reta final Ver fotos

Piracicaba, 07 – Em novembro, os preços da batata lavada tipo ágata fecharam em R$ 63,17 (ponderados pela classificação), na média das lavadoras do País, valor 31,9% abaixo do de outubro/21, que ficou em R$ 92,85 (também ponderado pela classificação). O motivo da desvalorização é a concentração de colheita justamente na reta final da safra de inverno, em regiões como Cerrado de MG, Sudoeste Paulista, Sul de MG e Chapada Diamantina.

Esta concentração, por sua vez, se deu pelo atraso na retirada de talhões que já estavam com o ciclo avançado – já que alguns deles se desenvolveram lentamente, em função das geadas, e tiveram o ciclo alongado – e, também, pelo próprio planejamento de plantio.

Além disso, no final do mês passado, praças do Paraná deram início à safra das águas, fator que também contribuiu para o aumento da oferta dos tubérculos. E, juntamente ao maior volume, alguns talhões apresentaram problemas de qualidade, o que pressionou ainda mais as cotações do produto.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
Cepea
colheita de batata
cotação de batata
HF Brasil
mercado de batata
oferta de batata
preços de batata
safra das águas de batata
safra de inverno de batata