×
Uva
Novembro 20, 2018
UVA/CEPEA: Safras de Porto Feliz e de Campinas se iniciam neste mês
Contudo, preços ainda podem ser firmes!

Por Ana Roselino e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Safras de Porto Feliz e de Campinas se iniciam neste mês Ver fotos

Piracicaba, 20 – As safras de uva niagara (rústica) do município de Porto Feliz (SP) e da região de Campinas (SP) devem ter início em meados desta segunda quinzena de novembro. Apesar disso, baixos volumes da variedade são esperados para ambas as praças, o que deve elevar os preços recebidos pelos produtores que conseguirem colher neste período pré-festividades – vale ressaltar que, em novembro, os valores normalmente são maiores frente a dezembro/janeiro, situação que pode ser mais acentuada neste ano, com a menor colheita prevista.

A baixa oferta esperada é resultado das intempéries climáticas que marcaram as podas da niagara entre julho e agosto, quando foram relatados, inclusive, episódios de geada negra na região de Campinas (SP), além de fortes chuvas e baixas temperaturas em algumas semanas. Outro fator que também pode intensificar a situação, impulsionando ainda mais os valores, é o encerramento da safra de Pirapora (MG) antes do início da colheita no estado de SP, resultando em uma janela de oferta de alguns dias.

Na região mineira, a produtividade na média da safra deste ano é semelhante à de 2017, ficando acima de 24 t/ha, havendo um menor rendimento no início da temporada devido ao baixo volume de chuva e um aumento a partir de setembro, com o retorno da umidade. Já para Jales (SP), a participação no mercado da rústica foi baixa nesta temporada, mas também deve se favorecer com o cenário nas últimas semanas de safra, esperadas para a segunda quinzena de novembro.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
Hortifruti Brasil
início de colheita
oferta de uva rústica
perspectivas
produção de uva
produtividade
safra de niagara em Campinas
safra de niagara em Porto Feliz
uva rústica