09/10/2018

UVA/CEPEA: Preços da niagara podem ser altos em novembro

Clima instável em SP e no PR afeta parreirais que seriam colhidos no final do ano

Por Ana Roselino e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
UVA/CEPEA: Preços da niagara podem ser altos em novembroVer fotos

Piracicaba, 09 – Geralmente, o mercado de uva em período de pré-festividades de final de ano (Natal e Ano Novo) é marcado por bons preços aos produtores. Neste, por conta de perdas do potencial produtivo em diversas regiões viticultoras, durante as brotações e floradas, tanto no estado de São Paulo quanto no Paraná, os valores podem ser ainda maiores – com a oferta restrita no período.

No ano passado, na região de Louveira/Indaiatuba (SP), os preços da uva rústica, em novembro, foram 13,4% superiores aos recebidos pelos produtores no mercado de Natal, fechando à média de R$ 4,04/kg. Neste ano (temporada 2018/19), com a expectativa de menor oferta, o cenário pode ser oposto. Nesta região paulista, o clima frio durante as podas e as chuvas em agosto reduziram o "pegamento" das brotações que seriam destinadas ao mercado no início da safra (em novembro/dezembro). O mesmo cenário se repete em Porto Feliz (SP) e na região de São Miguel Arcanjo (SP) – esta última, que registrou temperatura média de 16,7°C entre julho e setembro, segundo o Inmet.

Já no Paraná, a situação é ainda mais grave: com queda de granizo, clima frio e fortes pancadas de chuva, a expectativa é de produtividade muito inferior para esta safra de final de ano 2018/19 – o início das colheitas está previsto para a segunda quinzena de novembro. Colaboradores do Hortifruti/Cepea relatam, ainda, que por conta da baixa capitalização nas últimas safras, muitas das áreas afetadas pelas intempéries climáticas na região de Bandeirantes e Marialva não foram repodadas.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, clima, clima afeta parreirais, Hortifruti Brasil, mercado de uva fim de ano, preços de uva, produção de uva, uva niagara

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui