×
Uva
Outubro 9, 2018
UVA/CEPEA: Preços da niagara podem ser altos em novembro
Clima instável em SP e no PR afeta parreirais que seriam colhidos no final do ano

Por Ana Roselino e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Preços da niagara podem ser altos em novembro Ver fotos

Piracicaba, 09 – Geralmente, o mercado de uva em período de pré-festividades de final de ano (Natal e Ano Novo) é marcado por bons preços aos produtores. Neste, por conta de perdas do potencial produtivo em diversas regiões viticultoras, durante as brotações e floradas, tanto no estado de São Paulo quanto no Paraná, os valores podem ser ainda maiores – com a oferta restrita no período.

No ano passado, na região de Louveira/Indaiatuba (SP), os preços da uva rústica, em novembro, foram 13,4% superiores aos recebidos pelos produtores no mercado de Natal, fechando à média de R$ 4,04/kg. Neste ano (temporada 2018/19), com a expectativa de menor oferta, o cenário pode ser oposto. Nesta região paulista, o clima frio durante as podas e as chuvas em agosto reduziram o "pegamento" das brotações que seriam destinadas ao mercado no início da safra (em novembro/dezembro). O mesmo cenário se repete em Porto Feliz (SP) e na região de São Miguel Arcanjo (SP) – esta última, que registrou temperatura média de 16,7°C entre julho e setembro, segundo o Inmet.

Já no Paraná, a situação é ainda mais grave: com queda de granizo, clima frio e fortes pancadas de chuva, a expectativa é de produtividade muito inferior para esta safra de final de ano 2018/19 – o início das colheitas está previsto para a segunda quinzena de novembro. Colaboradores do Hortifruti/Cepea relatam, ainda, que por conta da baixa capitalização nas últimas safras, muitas das áreas afetadas pelas intempéries climáticas na região de Bandeirantes e Marialva não foram repodadas.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
clima afeta parreirais
Hortifruti Brasil
mercado de uva fim de ano
preços de uva
produção de uva
uva niagara