×
Uva
Julho 6, 2021
UVA/CEPEA: Em 2020/21, Peru pode superar o Chile em volume de produção
Maior oferta peruana, contudo, não atrapalha embarques brasileiros

Por Bárbara Castilha, Samara Felipe e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Em 2020/21, Peru pode superar o Chile em volume de produção Ver fotos

Piracicaba, 06 – Nesta temporada, o Chile passou por chuvas intensas e fora de época (em janeiro), resultando em forte queda na produção e exportação de uvas em 2020/21. Ao mesmo tempo, o Peru apresentou boas condições de cultivo ao longo da safra, além de aumento da área plantada. Neste cenário, segundo relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), esta pode ser a primeira vez em que o Peru superará o Chile em produção.

No geral, o crescimento peruano não foi um entrave ao desempenho das exportações brasileiras no primeiro semestre, justamente pela forte diminuição da participação chilena. De acordo com dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), os envios brasileiros aumentaram 98,4% em volume, de janeiro a maio/21, em relação ao mesmo período do ano passado. Também pesou positivamente sobre os embarques nacionais a maior oferta no Vale do São Francisco e o aumento da área nas últimas temporadas – com cultivares bem aceitas no mercado externo e que produzem, com bons níveis de produtividade, duas safras ao ano.

Fonte: hfbrasil.org.br, Secex e USDA

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
desempenho das exportações brasileiras de uva
embarques de uvas brasileiras
exportações de uva
HF Brasil
mercado internacional de uva
safra de uva do Chile
safra de uva do Peru
uva