×
Uva
Fevereiro 10, 2021
UVA/CEPEA: Exportações iniciam 2021 em alta
Importações, por outro lado, caem em janeiro

Por Bárbara Castilha e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Exportações iniciam 2021 em alta Ver fotos

Piracicaba, 10 – Assim como em 2020, as exportações de uvas têm se mostrado bastante atrativas a viticultores brasileiros neste início de ano. Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), os aumentos, em janeiro/21, foram de 3% em arrecadação e de 12,8% em volume, frente ao mesmo período do ano passado. Este cenário, por sua vez, traz boas expectativas aos produtores quanto ao desempenho das vendas ao mercado externo neste ano.

A demanda na União Europeia está firme atualmente, visto que a Índia e a África do Sul tiveram problemas com chuvas no início do ano e não conseguiram enviar tantos contêineres quanto o planejado. Além disso, com as precipitações intensas no Chile, o país sul-americano pode ter dificuldades em atender aos pedidos dos EUA, o que pode abrir espaço para o Brasil neste mercado.

Mesmo com o bom ritmo das vendas ao exterior, viticultores brasileiros estão conseguindo abastecer o mercado doméstico, visto que a demanda interna ainda é restrita. Assim, as importações estão em baixa, como no ano passado – registrando quedas de 68,5% em arrecadação e de 67,3% em volume, também na comparação com janeiro/20.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
comércio internacional de uvas
demanda internacional por frutas brasileiras
envios de uvas brasileiras ao exterior
exportação de uva
exportações de frutas brasileiras
HF Brasil
mercado internacional
oferta de uva