×
Uva
Maio 6, 2021
UVA/CEPEA: Exportações seguem em alta, ao contrário do mercado interno
Embarques aos EUA se destacam no 1º trimestre

Por Bárbara Castilha, Samara Felipe e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Exportações seguem em alta, ao contrário do mercado interno Ver fotos

Piracicaba, 06 – As exportações de uvas do Vale do São Francisco (PE/BA) seguem com grande fluidez, ao contrário do mercado interno, onde a demanda tem sido baixa há semanas. Os envios foram positivos de janeiro a março, segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior), ficando 71,7% superiores em arrecadação e 105% em volume, frente ao mesmo período do ano passado.

Na ocasião, os embarques aos Estados Unidos ganharam destaque: representaram cerca de 65,7% de todo o volume exportado no primeiro trimestre de 2021. Quanto à União Europeia, os envios aumentaram a partir da abertura da janela de exportação, no início de abril, e devem continuar se ampliando para o segundo semestre.

No mercado doméstico, por outro lado, as comercializações estão travadas. Desde o início de abril, a demanda pela uva nordestina tem ficado aquém das expectativas e as vendas, reduzidas. Ao contrário do cenário de 2020 – quando as chuvas e o míldio prejudicaram grande parte dos parreirais, afetando a qualidade e a produtividade da safra –, a oferta local está conforme o esperado para o período, tendo maior volume frente ao ano passado. A safra das uvas finas em Marialva (PR) também dificulta o mercado das com sementes no Vale, já que muitos compradores do Sudeste têm preferido as frutas paranaenses.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
demanda
exportações brasileiras de frutas
exportações de uva
HF Brasil
mercado de uva
oferta de uva
uva