×
Uva
Fevereiro 2, 2022
UVA/CEPEA: Clima e custos em alta são desafios a produtores do Vale do São Francisco
Maiores impactos à produção devem ser sentidos no primeiro semestre

Por Samara Oliveira Felipe e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Clima e custos em alta são desafios a produtores do Vale do São Francisco Ver fotos

Piracicaba, 02 – Na maior parte de 2021, a viticultura do Vale do São Francisco (PE/BA) foi agraciada por um clima favorável ao desempenho da temporada, com destaque para a produtividade e a qualidade. Em 2022, ao contrário do ano passado – cuja rentabilidade da cultura não foi uma preocupação alarmante, principalmente a exportadores, favorecidos pelo câmbio –, o primeiro semestre já propõe desafios relacionados às margens da nova safra. Ainda que os preços estejam bastante positivos, o problema decorre das frequentes chuvas na região, já que os custos de produção devem ser ainda maiores, na tentativa de minimizar as perdas nos parreirais.

Com registros de precipitação ultrapassando a marca de 150 mm em um único dia em determinadas áreas, os gastos advêm da necessidade de repoda (em razão de prejuízos na floração e frutificação de videiras), da intensificação de pulverizações e do reforço da adubação potássica (para aumentar o °brix da uva). Apesar dos esforços para contornar a situação, produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea já preveem uma redução na produtividade de todo o primeiro semestre deste ano, principalmente considerando fatores como perdas de florada, incidência de míldio e rachamento de bagas.

As consequências das chuvas já estão afetando as negociações nacionais e internacionais, visto que a menor oferta provocou elevação dos preços de todas as variedades no mercado interno ao longo de janeiro/22, e o estoque e a qualidade dos cachos não têm sido suficientes para atender às exigências internacionais, reduzindo os envios do período.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
adubação
chuva
clima
cotação
custo de produção
exportação
florada
margem
mildio
oferta
perdas
preço
produtividade
pulverização
qualidade
rentabilidade
uva