×
Tomate
Dezembro 30, 2021
RETROSPECTIVA 2021: Tomate
Saiba como esteve o mercado do produto neste ano

Por Felipe S. Wohnrath, Luana Chiminasso, Uriel Tiago P. Assis e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
RETROSPECTIVA 2021: Tomate Ver fotos

Piracicaba, 30 – A área total se reduziu 4% em 2021 frente ao ano anterior, devido à queda de 10,4% no cultivo de tomate de mesa. A área industrial, por outro lado, cresceu 5% em relação a 2020, diante dos estoques baixos.

No mercado de mesa, o recuo esteve atrelado ao receio dos produtores, visto que tanto a demanda (menor poder de compra do consumidor) quanto os preços recuaram de forma expressiva a partir de março/21 – nesse mês, os valores ficaram abaixo dos custos de produção. Esse cenário também foi visto no pico da safra de inverno, em junho/21, influenciando ainda mais na redução da área.

Ainda, preços abaixo dos custos em junho e julho de 2020 foram determinantes para a diminuição de área em 2021, sobretudo para os produtores que concentraram a colheita nestes meses. Custos altos e a competição com outras culturas também motivaram os menores investimentos.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área de tomate em 2021
Cepea
HF Brasil
mercado de tomate em 2021
preços de tomate
produção de tomate
retrospectiva do mercado de tomate em 2021
tomate