×
Melão
Outubro 7, 2019
MELÃO/CEPEA: Safra 2019/20 aumenta disponibilidade de nobres
Além do mercado externo, parte das frutas também fica no interno

Por Maria Giulia Marchesi e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Safra 2019/20 aumenta disponibilidade de nobres Ver fotos

Piracicaba, 07 – Os melões nobres (aromáticos) são produzidos, principalmente, durante a campanha de exportação do Rio Grande do Norte/Ceará – o que não foi diferente neste ano. A colheita dessas variedades começou a aumentar entre agosto e setembro na região e, apesar de voltadas ao comércio internacional, parte destas frutas também foi destinada ao mercado doméstico.

Como resultado, a disponibilidade interna dos nobres aumentou em setembro, fazendo com que eles se desvalorizassem nos atacados. Na Ceagesp, por exemplo, o orange foi comercializado por R$ 15,25/cx de 6 kg em setembro, valor 20% menor frente ao mês anterior. O cantaloupe e o gália, do mesmo modo, tiveram recuo nos preços (de 18% e 15%, respectivamente, na mesma comparação).

Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, além de a maior oferta pressionar as cotações, os nobres foram prejudicados pela menor vida útil, fazendo com que atacadistas precisassem vender as frutas de forma mais rápida – este cenário foi ainda mais limitante para o cantaloupe. Para as próximas semanas, as maiores temperaturas da primavera/verão podem impulsionar o consumo, possibilitando um maior escoamento dos melões nobres e, até mesmo, um aumento das cotações.

Como andam as exportações? – Setembro registrou aumento significativo das exportações brasileiras de melão quando comparado ao mês anterior (com volume cinco vezes maior, segundo a Secex). Contudo, a quantidade ainda esteve abaixo do registrado nas safras anteriores, quando apresentavam média próxima (ou até superior) a 30 mil toneladas no período. Este cenário pode estar relacionado aos plantios mais modestos no começo da safra no Rio Grande do Norte/Ceará, visto que houve dificuldade nas negociações dos contratos internacionais.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
exportação de melão
exportações de melões nobres
melão
melões nobres
mercado internacional
oferta de melão
produção de melão