×
Melão
Setembro 12, 2019
MELÃO/CEPEA: Agosto é marcado pelo início das exportações
Primeiros embarques atrasam frente ao ano passado

Por Maria Giulia Marchesi e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Agosto é marcado pelo início das exportações Ver fotos

Piracicaba, 12 – Agosto foi marcado pelo início das exportações brasileiras de melão, mas com atraso por parte de alguns produtores do Rio Grande do Norte/Ceará. O cenário esteve relacionado às maiores dificuldades nas negociações dos contratos internacionais neste ano (já que importadores temiam que a elevada oferta do ano passado se repetisse).

Além disso, houve receio de parte dos produtores em cultivar a fruta com chuvas atípicas na região, que se estenderam até meados de junho e julho. Segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior), em agosto/19, o volume embarcado de melão foi de apenas 4,27 mil toneladas, valor 6% inferior ao do mesmo mês de 2018 – que já havia sido marcado por grande redução do volume, por conta da alta oferta na Europa.

Para os próximos meses, contudo, a expectativa é de bons embarques internacionais. Como o mercado interno continua enfraquecido e o dólar valorizado, a tendência é de que os produtores do Rio Grande do Norte/Ceará priorizem o mercado externo nesta campanha – com quase 90% do volume de algumas produções sendo destinado às exportações.

Além disso, os custos estimados de produção têm aumentado há anos (devido às embalagens, insumos agrícolas e frete), o que torna o comércio nacional cada vez menos atrativo, de acordo com agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea.

Vale ressaltar que, além dos embarques para a Europa – que devem ser favoráveis nos próximos meses, devido à expectativa de não sobreposição entre a campanha espanhola e brasileira –, o melão brasileiro tem ganhado participação em outros mercados internacionais, como países do Oriente Médio e Ásia. Em agosto/19, os envios aumentaram 35% para estes destinos.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
exportações de frutas
exportações de melão
melão
mercado de melão
mercado internacional de melão
oferta de melão
perspectivas