20/01/2021

MELANCIA/CEPEA: Altas temperaturas afetam lavouras do RS

Menor oferta pode beneficiar cotações

Por Lucas de Mora Bezerra e Fernanda Geraldini
Em parceria com
Bayer
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MELANCIA/CEPEA: Altas temperaturas afetam lavouras do RSVer fotos

Piracicaba, 20 – As lavouras de melancia de Arroio dos Ratos e de Encruzilhada do Sul (RS) estão sendo negativamente afetadas por temperaturas elevadas e baixo volume de chuvas. Neste mês, algumas localidades chegaram a registrar sensação térmica de 44°C, cenário que tem impactado na qualidade das frutas – principalmente queimadura da casca. Já o clima seco, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, vem favorecendo o aparecimento de tripes e, consequentemente, diminuindo a produtividade.

Segundo a Climatempo, até o dia 15/01, apenas 25% da precipitação usual para janeiro ocorreu em Arroio dos Ratos. Em Encruzilhada do Sul, a situação é um pouco melhor, com quase 50% da precipitação para o mês atingida até então.

Este cenário, por sua vez, pode resultar em valorização da fruta nas próximas semanas – principalmente das melancias cujos impactos na qualidade foram menos significativos. Vale lembrar que, neste mês de janeiro, o estado gaúcho deve ser o principal abastecedor do Sudeste e Sul do País, visto que a safra principal de SP já foi encerrada, bem como a primeira parte da temporada 2020/21 de Teixeira de Freitas (BA).

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, clima, clima afeta lavouras de melancia, HF Brasil, melancia, oferta de melancia, preços de melancia, produção de melancia

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui