×
Melancia
Janeiro 20, 2021
MELANCIA/CEPEA: Altas temperaturas afetam lavouras do RS
Menor oferta pode beneficiar cotações

Por Lucas de Mora Bezerra e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELANCIA/CEPEA: Altas temperaturas afetam lavouras do RS Ver fotos

Piracicaba, 20 – As lavouras de melancia de Arroio dos Ratos e de Encruzilhada do Sul (RS) estão sendo negativamente afetadas por temperaturas elevadas e baixo volume de chuvas. Neste mês, algumas localidades chegaram a registrar sensação térmica de 44°C, cenário que tem impactado na qualidade das frutas – principalmente queimadura da casca. Já o clima seco, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, vem favorecendo o aparecimento de tripes e, consequentemente, diminuindo a produtividade.

Segundo a Climatempo, até o dia 15/01, apenas 25% da precipitação usual para janeiro ocorreu em Arroio dos Ratos. Em Encruzilhada do Sul, a situação é um pouco melhor, com quase 50% da precipitação para o mês atingida até então.

Este cenário, por sua vez, pode resultar em valorização da fruta nas próximas semanas – principalmente das melancias cujos impactos na qualidade foram menos significativos. Vale lembrar que, neste mês de janeiro, o estado gaúcho deve ser o principal abastecedor do Sudeste e Sul do País, visto que a safra principal de SP já foi encerrada, bem como a primeira parte da temporada 2020/21 de Teixeira de Freitas (BA).

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
clima afeta lavouras de melancia
HF Brasil
melancia
oferta de melancia
preços de melancia
produção de melancia