×
Manga
Julho 5, 2021
MANGA/CEPEA: Geadas atingem pomares em SP
Danos devem ser melhor dimensionados nas próximas semanas

Por Deborah Tiemi Kubo e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Geadas atingem pomares em SP Ver fotos

Piracicaba, 05 – As baixas temperaturas da semana passada (28 de junho a 02 de julho) atingiram a região produtora de manga de Monte Alto/Taquaritinga (SP). Em alguns pomares, sobretudo nas áreas de baixada, geadas ocorreram, com alguns casos de queima de panículas, principalmente no ponteiro das árvores.

Os danos às floradas devem ser melhor avaliados daqui a 15 ou 20 dias – mas, além da queima de flores, outra preocupação trazida pelo frio é a partenocarpia, distúrbio fisiológico potencializado pelas baixas temperaturas. Também não são todas as áreas com a ocorrência do distúrbio, mas é possível que os efeitos da partenocarpia sejam ainda mais expressivos que os da geada.

No geral, as áreas de palmer e de espada vermelha foram as mais afetadas, já que a variedade tommy é mais resistente aos danos das menores temperaturas.

A recomendação agronômica, em casos de geadas e de partenocarpia, é realizar a retirada manual das panículas ou dos pequenos frutos, para posterior reindução dos pomares; porém por ser um processo custoso, nem todos os produtores devem aderir à prática. As áreas reinduzidas, por sua vez, seriam colhidas mais tardiamente, em meados de fevereiro – praticamente no final do calendário normal da região.

Foto: Divulgação - Rodrigo Valeretto

Fotos: Divulgação - Meire Regina Yamada

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
calendário de colheita de manga
Cepea
efeitos do frio na oferta de manga
floradas de manga atingidas pelo frio
frio em SP
geadas atingem pomares de manga de SP
HF Brasil
partenocarpia
queima de panículas de manga