×
Mamão
Dezembro 9, 2021
MAMÃO/CEPEA: Exportações são as maiores da série da Secex
Dólar valorizado e mercado doméstico fraco estão entre os motivos

Por Wharlhey de Cássia Nunes, Maíra Kanegae e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Exportações são as maiores da série da Secex Ver fotos

Piracicaba, 09 – As exportações brasileiras de mamão atingiram recorde na parcial de 2021 (janeiro a novembro). Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o volume totalizou 46 mil toneladas, aumento de 17% com relação ao mesmo período de 2020 e o maior da série histórica (iniciada em 1997). O valor recebido também aumentou e foi recorde: 22% na mesma comparação, alcançando US$ 46 milhões (FOB).

Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, com o mercado interno bastante enfraquecido, sobretudo no primeiro semestre do ano, devido aos impactos da crise da covid-19, e o dólar valorizado, produtores-exportadores destinaram a maior parte de sua mercadoria para as exportações. Assim, a crescente demanda da União Europeia por mamão se encaixou perfeitamente neste cenário e também contribuiu para o recorde deste ano. Os principais países aos quais a fruta brasileira foi destinada, no período, foram Portugal, Espanha e Holanda.

Para o próximo ano, a tendência é de que as exportações de mamão se mantenham nestes patamares ou até aumentem, já que a demanda europeia e a popularidade da fruta são crescentes. No entanto, pode atuar como entrave ao aumento a oferta mais reduzida da variedade, devido à diminuição recente da área plantada no Brasil.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
desempenho dos envios de mamão
exportações brasileiras de frutas
exportações de mamão
HF Brasil
mercado internacional de mamão
produção de mamão