×
Mamão
Novembro 30, 2021
MAMÃO/CEPEA: Chuvas impactam oferta e qualidade no Norte do ES
Desde outubro, volumes pluviométricos têm sido consideráveis

Por Wharlhey de Cássia Nunes, Maíra Kanegae e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Chuvas impactam oferta e qualidade no Norte do ES Ver fotos

Piracicaba, 30 – Desde outubro, chuvas intensas estão ocorrendo no Norte do Espírito Santo. Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o mês passado se encerrou com um total de 241 mm de precipitações em Linhares (ES), quantidade 154% superior à normal climatológica para o período. Já novembro, apesar de os dados ainda não estarem fechados, soma 209 mm (até 29/11).

Produtores de mamão consultados pelo Hortifruti/Cepea relataram que esse maior volume de chuvas tem dificultado a aplicação de defensivos agrícolas, o que, consequentemente, aumentou a incidência de doenças fúngicas, como mancha-chocolate, antracnose e pinta-preta, nas roças – ambas as variedades foram afetadas. Além disso, as precipitações retardaram o amadurecimento dos frutos.

Como as próximas semanas devem continuar registrando chuvas no Norte do ES, de acordo com o CPTEC/INPE, produtores de mamão seguem atentos aos tratos culturais, a fim de assegurar uma melhor qualidade da fruta.

Fonte: hfbrasil.org.br e Inmet

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
chuvas no ES afetam produção de mamão
clima
HF Brasil
oferta de mamão
produção de mamão
tratos culturais em mamão