×
Maçã
Março 3, 2020
MAÇÃ/CEPEA: Oferta da fuji pode se reduzir em 2019/20
Preço variedade já supera em 13% o do ano passado

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Oferta da fuji pode se reduzir em 2019/20 Ver fotos

Piracicaba, 03 – Enquanto a colheita da maçã gala segue a todo vapor, a fuji ainda vai levar algumas semanas para entrar com volume mais firme no mercado. Por enquanto, alguns lotes da variedade já foram colhidos em Fraiburgo (SC), Caxias do Sul (RS) e Vacaria (RS), rendendo boas remunerações devido à oferta ainda limitada – melhores preços têm sido registrados especialmente para frutas graúdas, uma vez que essa safra, como um todo, tem apresentado mais maçãs miúdas.

A colheita de fuji nessas áreas deve ganhar ritmo ao fim de março, enquanto em São Joaquim (SC) deve se intensificar apenas na primeira quinzena de abril.

Vale destacar que a produção da variedade esse ano não deve alcançar os níveis da temporada passada, em decorrência da característica de alternância da planta – com isso, segundo agentes, o recuo no volume pode ser de até 10%. Em contrapartida, espera-se que a fuji ainda consiga ganhar tamanho, já que, por ser mais tardia, não teve o desenvolvimento afetado significativamente pela seca. Além disso, a expectativa é de que haja maior proporção de maçãs de categoria 1, cenário que pode resultar em boas remunerações às classificadoras, compensando a menor produção.

E, até o momento, como estão os preços? Na Ceagesp, a fuji comercializada na semana passada (24 a 28/02) já registrou cotações 13% superiores às do mesmo período do ano passado – o calibre 110 Cat 1 da variedade foi vendida a R$ 107,50/cx de 18 kg. Agora, a expectativa é de que a fruta consiga garantir bons preços nas próximas semanas.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
colheita de maçã fuji
oferta de maçã
preços de maçã
produção de maçã no Sul
safra 2019/20 de maçã