04/02/2020 às 23:00

MAÇÃ/CEPEA: Gala vem aí; colheita se inicia no Sul

Na contramão da temporada anterior, oferta de miúdas predomina em 2019/20

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MAÇÃ/CEPEA: Gala vem aí; colheita se inicia no SulVer fotos

Piracicaba, 05 – A colheita de maçãs da safra 2019/20 começou a ganhar ritmo em Fraiburgo (SC) e em Vacaria (RS) nesta semana (03 a 07/02) – e deve se intensificar a partir da segunda quinzena deste mês, com a chegada de São Joaquim (SC). Isso porque, como a oferta nacional está bastante limitada, muitos produtores optaram por adiantar a colheita para aproveitar o período de bons preços. Mas, vale destacar que a safra ainda está com quase duas semanas de atraso.

Até o momento, a maior concentração das maçãs está entre os calibres médios e miúdos, o que deve marcar o perfil da fruta neste ano. Com relação à categoria, apesar da boa disponibilidade de Cat 1, a oferta de Cat 3 também está elevada, pelo menos neste início da safra – em decorrência da colheita de maçãs que, apesar de maduras, ainda estão com coloração pouco satisfatória e, até mesmo, "verdes".

Além disso, estimativas inicias apontam que a safra deve ser similar à anterior em volume, porém, com maior oferta de gala e menor de fuji (devido à alternância).

E o que esperar dos preços para 2020? A menor oferta de graúdas deve garantir melhores remunerações a esses calibres, invertendo o cenário observado no ano passado (em que a valorização das miúdas foi mais intensa). Ademais, o maior volume de maçãs de calibres menores pode favorecer as exportações para mercados que têm maior preferência por esse perfil (como Bangladesh e Irlanda), "aliviando" a disponibilidade doméstica e sustentando a rentabilidade positiva ao setor – já que, no mercado interno, tais frutas não têm preços muito remuneradores. Contudo, a temporada está em seu período inicial e muitas mudanças ainda podem ocorrer.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, colheita de maçã, Maçã, oferta de maçã no Sul, perspectivas, preços de maçã, produção de maçã, safra 2019/20 de maçã

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui