×
Maçã
Fevereiro 4, 2020
MAÇÃ/CEPEA: Gala vem aí; colheita se inicia no Sul
Na contramão da temporada anterior, oferta de miúdas predomina em 2019/20

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Gala vem aí; colheita se inicia no Sul Ver fotos

Piracicaba, 05 – A colheita de maçãs da safra 2019/20 começou a ganhar ritmo em Fraiburgo (SC) e em Vacaria (RS) nesta semana (03 a 07/02) – e deve se intensificar a partir da segunda quinzena deste mês, com a chegada de São Joaquim (SC). Isso porque, como a oferta nacional está bastante limitada, muitos produtores optaram por adiantar a colheita para aproveitar o período de bons preços. Mas, vale destacar que a safra ainda está com quase duas semanas de atraso.

Até o momento, a maior concentração das maçãs está entre os calibres médios e miúdos, o que deve marcar o perfil da fruta neste ano. Com relação à categoria, apesar da boa disponibilidade de Cat 1, a oferta de Cat 3 também está elevada, pelo menos neste início da safra – em decorrência da colheita de maçãs que, apesar de maduras, ainda estão com coloração pouco satisfatória e, até mesmo, "verdes".

Além disso, estimativas inicias apontam que a safra deve ser similar à anterior em volume, porém, com maior oferta de gala e menor de fuji (devido à alternância).

E o que esperar dos preços para 2020? A menor oferta de graúdas deve garantir melhores remunerações a esses calibres, invertendo o cenário observado no ano passado (em que a valorização das miúdas foi mais intensa). Ademais, o maior volume de maçãs de calibres menores pode favorecer as exportações para mercados que têm maior preferência por esse perfil (como Bangladesh e Irlanda), "aliviando" a disponibilidade doméstica e sustentando a rentabilidade positiva ao setor – já que, no mercado interno, tais frutas não têm preços muito remuneradores. Contudo, a temporada está em seu período inicial e muitas mudanças ainda podem ocorrer.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
colheita de maçã
Maçã
oferta de maçã no Sul
perspectivas
preços de maçã
produção de maçã
safra 2019/20 de maçã