08/01/2021

MAÇÃ/CEPEA: Estoques da safra 2019/20 vão chegando ao fim

Classificadores esperam por frutas da próxima temporada

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MAÇÃ/CEPEA: Estoques da safra 2019/20 vão chegando ao fimVer fotos

Piracicaba, 08 - Os estoques de maçã da campanha 2019/20 se encontram praticamente finalizados nas principais regiões classificadoras do Sul, restando, principalmente, frutas de menores calibres no mercado. Porém, a demanda por esse perfil esteve limitada nas últimas semanas. Segundo agentes, a procura foi maior por maçãs médias e graúdas na semana do Natal (21 a 25/12) e diminuiu para todos os calibres na do Ano Novo (28/12 a 1º/01) - voltando a um melhor ritmo apenas nesta (04 a 08/01), quando classificadores buscaram praticar maiores descontos para as frutas bastante miúdas (como 180, 198, 220 e 250) para facilitar o escoamento.

Para as poucas empresas que ainda possuem calibres maiores, porém, os preços continuam elevados. A exemplo, a gala 165 Cat 1 foi vendida a R$ 110,67/ cx de 18 kg em São Joaquim (SC), alta de 9% frente à semana anterior. Vale ressaltar que as empresas classificadoras estão preparando seus estoques para receber as maçãs da próxima temporada (2020/21). Além da eva, que deve ter a colheita intensificada nas próximas semanas, já há uma pequena oferta de gala colhida no Paraná. Porém, como esses volumes ainda são restritos, não devem afetar o nível atual das cotações da maçã, que ainda se manterá elevado na próxima semana.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, demanda por miúdas fraca, descontos para miúdas, estoques finalizados, HF Brasil, preço de maçã, preços elevados, São Joaquim (SC)

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui