18/12/2020

MAÇÃ/CEPEA: Como esperado, procura por miúdas diminui

Confira as perspectivas para o período das festas

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MAÇÃ/CEPEA: Como esperado, procura por miúdas diminuiVer fotos

Piracicaba, 18 – O cenário de redução na demanda por maçãs de menores calibres da fuji e da gala, observado nas duas últimas semanas, se intensificou nesta (14 a 18/12). Isso foi resultado da entrada de eva da safra 2020/21 no mercado, a qual, além de competir na mesma faixa de preço das miúdas, também tem a vantagem de ser uma maçã recém-colhida. Além disso, a preferência do consumidor nesta época do ano se concentra em frutas como ameixa e pêssego – que também já estão disponíveis no mercado – e maçãs de maiores calibres da Cat 1, devido à sua atratividade visual.

Neste cenário, agentes relataram que as maçãs a partir do calibre 180 e as de categoria 3 registraram menores vendas no período. Porém, a dificuldade só não foi maior porque os estoques da fuji e da gala já estão se encerrando, restringindo cada vez mais a oferta. Ainda assim, na média das regiões classificadoras, a gala calibre 165 Cat 3 foi vendida a R$ 89,50/cx de 18 kg – leve redução de 1% frente à semana anterior.

Para a última quinzena do ano, agentes acreditam que as vendas permaneçam similares na semana do Natal e se desacelerem na do Ano Novo, retomando o ritmo apenas em janeiro. Este cenário, por sua vez, pode provocar pequenas oscilações de preços no período.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, cotação de maçã, demanda por maçãs de menores calibres, HF Brasil, Maçã, mercado de maçã, perspectivas do mercado de maçã, preços de maçã, vendas de maçã

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui