×
Julho 13, 2021
HORTIFRUTI/CEPEA: Especial Hortaliças 2021
Custo de produção de cebola em Lebon Régis (SC)

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Especial Hortaliças 2021 Ver fotos

Piracicaba, 13 – Pela segunda vez, a equipe Hortifruti/Cepea se reuniu com produtores e técnicos da região de Lebon Régis (SC) para apurar os custos de produção de cebola, cujos resultados estão na edição de junho da revista Hortifruti Brasil. O Painel, ocorrido no dia 25 de maio de 2021, foi realizado de forma remota, devido à pandemia.

O estado de Santa Catarina é responsável por cultivar quase metade da área de cebola do Brasil. A região de Lebon Régis, por sua vez, se destaca dentro do estado catarinense pelo maior nível de tecnologia e também pelo clima, que favorece a produção do bulbo.

A apuração dos custos produção foi referente à safra 2020/21, que, vale ressaltar, já foi encerrada e, portanto, está com dados consolidados. Para efeito de comparação, também são apresentados os custos da safra 2018/19 (último levantamento), já publicados na edição de 2019.

A produção em Lebon Régis, normalmente, vai de dezembro a fevereiro e a comercialização se estende do início da safra até abril, mas, neste ano, seguiu até maio. A produtividade média estimada no Painel na safra 2020/21 recuou 13,2% frente a 2018/19, passando de 38 t/ha, para 33 t/ha. O motivo foi a falta de chuvas neste ano. A escala típica da propriedade da região continua com 10 hectares. Esse produtor, além da cebola, trabalha também outras culturas, como tomate.

Quer saber mais? Confira o estudo completo, com os custos detalhados da região, na edição de junho da Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área de cebola no Brasil
Cepea
custo de produção de cebola
custos para produzir cebola
Hortifruti Brasil
produção de cebola em Lebon Régis
produtividade