×
Citros
Novembro 26, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Especial Frutas 2020 - Limão
Em meio à pandemia, exportações batem recorde

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Especial Frutas 2020 - Limão Ver fotos

Piracicaba, 26 – Na edição de novembro, a revista Hortifruti Brasil analisou os impactos da pandemia sobre as exportações de oito frutas: banana, limões e limas, maçã, mamão, manga, melancia, melão e uva – as quais, somadas, correspondem a 75% dos envios brasileiros na parcial de 2020 (janeiro a setembro).

Dentre os produtos que têm registrado demanda crescente nos últimos anos, sobretudo na Europa, os limões e limas são exemplos. Em 2020, especificamente, a procura se desaqueceu um pouco, devido ao fechamento de bares e restaurantes. Porém, fatores relacionados à imunidade podem ter favorecido os embarques, assim como a redução dos volumes exportados por parte dos principais concorrentes do Brasil. A produção nacional elevada no primeiro quadrimestre contribuiu para os envios, mas não impediu queda nos preços domésticos naquele período. Com o dólar atrativo, mesmo em períodos de baixa oferta (especialmente de julho em diante), produtores brasileiros priorizaram a venda ao mercado externo.

Apesar de alguns meses com restrições de qualidade (em decorrência da falta de chuva e de altas temperaturas no estado de São Paulo), ainda foi possível ganhar espaço no mercado externo neste ano. A safra 2019/20 do México (encerrada em setembro), principal concorrente, foi 8% menor, segundo o USDA, por conta de clima seco, contexto que limitou os envios do país. Como o mercado norte-americano é prioridade dos mexicanos, atender ao crescimento europeu ficou a cargo do Brasil.

Quer saber como estão os embarques das outras frutas e as impressões de agentes do setor de hortifrúti quanto ao atual cenário? Confira o conteúdo completo, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
demanda externa por limão
desempenho das exportações de frutas em 2020
Especial Frutas
exportações de frutas
exportações de limão
exportações de limões e limas
Hortifruti Brasil
impactos da pandemia nas exportações de frutas
mercado internacional de limão