24/09/2020

CENOURA/CEPEA: Rentabilidade se eleva em setembro

Oferta controlada, no início do mês, contribui para preços firmes

Por André Camarotti, Daniel Júdice Gonçalves e Marina Marangon
Em parceria com
Viter Agro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
CENOURA/CEPEA: Rentabilidade se eleva em setembroVer fotos

Piracicaba, 24 – Neste mês, a rentabilidade da cultura da cenoura tem se elevado frente a agosto, nas regiões de São Gotardo (MG) e Cristalina (GO). O cenário é motivado pelo aumento no preço: a média parcial da raiz "suja" (de 1° a 18/09) teve alta de 20% em relação ao mês passado, fechando a R$ 28,00/cx de 29 kg. Sendo assim, o retorno aos produtores também foi maior, com preços 133% acima dos custos de produção – estimados em R$ 12,00/cx de "suja".

Com a redução de área nesta safra de inverno e alguns grandes produtores em pausa de colheita, a oferta no início do mês ficou bastante controlada, contribuindo para a reação nos preços. Porém, a retomada das atividades por produtores que estavam em intervalo e o aumento da produtividade, diante do clima favorável ao desenvolvimento das raízes, pressionaram as cotações a partir da segunda quinzena de setembro.

Desta forma, a expectativa é que a produção continue aumentando em outubro, mas, devido à redução na área colhida em ambas as praças nesse inverno, os preços podem não ter reduções tão drásticas.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, colheita de cenoura, cotação de cenoura em setembro, HF Brasil, oferta de cenoura, perspectivas para o mercado de cenoura, preços de cenoura, produção de cenoura, rentabilidade

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui