×
Cenoura
Setembro 24, 2020
CENOURA/CEPEA: Rentabilidade se eleva em setembro
Oferta controlada, no início do mês, contribui para preços firmes

Por André Camarotti, Daniel Júdice Gonçalves e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Rentabilidade se eleva em setembro Ver fotos

Piracicaba, 24 – Neste mês, a rentabilidade da cultura da cenoura tem se elevado frente a agosto, nas regiões de São Gotardo (MG) e Cristalina (GO). O cenário é motivado pelo aumento no preço: a média parcial da raiz "suja" (de 1° a 18/09) teve alta de 20% em relação ao mês passado, fechando a R$ 28,00/cx de 29 kg. Sendo assim, o retorno aos produtores também foi maior, com preços 133% acima dos custos de produção – estimados em R$ 12,00/cx de "suja".

Com a redução de área nesta safra de inverno e alguns grandes produtores em pausa de colheita, a oferta no início do mês ficou bastante controlada, contribuindo para a reação nos preços. Porém, a retomada das atividades por produtores que estavam em intervalo e o aumento da produtividade, diante do clima favorável ao desenvolvimento das raízes, pressionaram as cotações a partir da segunda quinzena de setembro.

Desta forma, a expectativa é que a produção continue aumentando em outubro, mas, devido à redução na área colhida em ambas as praças nesse inverno, os preços podem não ter reduções tão drásticas.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
colheita de cenoura
cotação de cenoura em setembro
HF Brasil
oferta de cenoura
perspectivas para o mercado de cenoura
preços de cenoura
produção de cenoura
rentabilidade