×
Cebola
Outubro 24, 2018
CEBOLA/CEPEA: Safra paulista fecha no vermelho
Colheita se encerra nesta segunda quinzena de outubro

Por Andrea Cimino e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Safra paulista fecha no vermelho Ver fotos

Piracicaba, 25 – A colheita de cebola na região de Monte Alto e São José do Rio Pardo (SP) chegou ao fim nesta segunda quinzena de outubro. A rentabilidade, no geral da temporada 2018, foi bastante limitada aos produtores e fechou "no vermelho" em alguns períodos.

A média de preços (de julho a outubro/18) foi de R$ 0,42/kg ao produtor, enquanto os custos foram estimados, parcialmente, em R$ 0,60/kg – resultando em rentabilidade 31% negativa. Um dos fatores que explica o prejuízo ao produtor é a maior área plantada neste ano em relação ao anterior: aumento de 10% em Monte Alto e de 5% em São José do Rio Pardo.

Além das regiões paulistas, importantes praças produtoras, como Triângulo Mineiro e Cristalina (GO), elevaram a área destinada ao cultivo de cebola, contribuindo para um aumento da oferta nacional.

A produtividade foi outro fator que elevou o volume de cebolas no mercado. A produção esteve satisfatória durante toda a safra em ambas as regiões e a média foi de 54 t/ha em Monte Alto e de 57 t/ha em São José do Rio Pardo.

A junção destes fatores – aumento de área e boa produtividade – pressionou fortemente os preços e manteve as cotações abaixo das estimativas de custo durante toda a temporada paulista. Devido aos resultados desfavoráveis obtidos neste ano, os produtores encontram-se descapitalizados e a expectativa é de redução de área para a safra de 2019.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área de cebola em SP
Cepea
colheita de cebola em SP
custos de produção
perspectivas
prejuízos ao produtor de cebola
produtividade
rentabilidade