17/12/2019 às 23:00

CEBOLA/CEPEA: Bulbos do Sul dominam o mercado nacional

Praça de Ituporanga (SC) é a mais representativa

Por Marcelo Franzini Erhart de Barros e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
CEBOLA/CEPEA: Bulbos do Sul dominam o mercado nacionalVer fotos

Piracicaba, 18 – O mês de dezembro tem sido marcado pela maior comercialização de cebola da região Sul do País. Por registrar maior área cultivada, a praça de Ituporanga (SC) é a mais influente no mercado paulistano.

O início de sua safra foi afetado pela maior incidência de chuvas, as quais prejudicaram a aparência da casca da cultivar superprecoce – característica indesejável pelo consumidor. Entretanto, as condições seguem positivas para que a produtividade atinja elevados patamares para as cultivares bola precoce, valessul e crioula, bulbos com maior destaque no cultivo da região catarinense.

A elevada oferta nacional, proveniente das regiões Nordeste e Sul, impactou os preços da cebola e reduziu a rentabilidade dos produtores de Ituporanga. Apesar disso, não foram relatados prejuízos, pois a maior produtividade reduziu o custo por hectare, compensando as baixas cotações.

No caso de São José do Norte (RS) e Irati (PR), o escoamento está lento, devido à opção dos produtores em aguardar a melhora dos preços. Lebon Régis (SC), por sua vez, ainda registra baixa comercialização, com perspectiva de aumento em janeiro de 2020.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: cebola, cebola do Sul, Cepea, clima, comercialização de cebola, cotação, Oferta de cebola, preço de cebola, produção de cebola, produtividade, rentabilidade

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui