×
Cebola
Dezembro 17, 2019
CEBOLA/CEPEA: Bulbos do Sul dominam o mercado nacional
Praça de Ituporanga (SC) é a mais representativa

Por Marcelo Franzini Erhart de Barros e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Bulbos do Sul dominam o mercado nacional Ver fotos

Piracicaba, 18 – O mês de dezembro tem sido marcado pela maior comercialização de cebola da região Sul do País. Por registrar maior área cultivada, a praça de Ituporanga (SC) é a mais influente no mercado paulistano.

O início de sua safra foi afetado pela maior incidência de chuvas, as quais prejudicaram a aparência da casca da cultivar superprecoce – característica indesejável pelo consumidor. Entretanto, as condições seguem positivas para que a produtividade atinja elevados patamares para as cultivares bola precoce, valessul e crioula, bulbos com maior destaque no cultivo da região catarinense.

A elevada oferta nacional, proveniente das regiões Nordeste e Sul, impactou os preços da cebola e reduziu a rentabilidade dos produtores de Ituporanga. Apesar disso, não foram relatados prejuízos, pois a maior produtividade reduziu o custo por hectare, compensando as baixas cotações.

No caso de São José do Norte (RS) e Irati (PR), o escoamento está lento, devido à opção dos produtores em aguardar a melhora dos preços. Lebon Régis (SC), por sua vez, ainda registra baixa comercialização, com perspectiva de aumento em janeiro de 2020.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
cebola do Sul
Cepea
clima
comercialização de cebola
cotação
Oferta de cebola
preço de cebola
produção de cebola
produtividade
rentabilidade