×
Batata
Novembro 8, 2021
BATATA/CEPEA: Preços seguem firmes neste final de temporada
Chuvas reduzem ainda mais a oferta

Por Luana Chiminasso, Júlia Peron Baroni e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Preços seguem firmes neste final de temporada Ver fotos

Piracicaba, 08 – Nos primeiros dias de novembro/21 (1° a 05/11), os preços da batata lavada tipo ágata estiveram em R$ 111,87 (ponderados pela classificação) na média das lavadoras do País, valor 1,12% acima do de outubro/21 – que se encerrou a R$ 110,63 (também ponderado pela classificação). Este cenário está associado ao final da temporada de inverno, bem como às chuvas registradas em diversas regiões produtoras, que acarretaram em diminuição ainda mais acentuada da colheita e, consequentemente, em menor oferta. Assim, as cotações do produto se sustentam em altos patamares.

Na praça do Cerrado Mineiro, a produtividade tem sido elevada, com médias entre 700 e 800 scs/ha. Em contrapartida, as precipitações também estão afetando a qualidade dos tubérculos, com o aparecimento de Phytophthora infestans, que causa requeima. No estado mineiro, problemas como pele escura e maior volume de batatas "diversas" têm impactado as vendas, além de causarem grandes descartes nas lavadoras, com perdas chegando a aproximadamente 15%. Até o final deste mês, é esperado que o Cerrado Mineiro colha 96% do total de sua safra.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
Cepea
colheita de batata
cotação de batata
HF Brasil
mercado de batata
oferta de batata
preços de batata
safra de inverno de batata