12/04/2021

BATATA/CEPEA: Mês se inicia com preços em alta

Porém, valores perdem força após a Sexta-feira Santa

Por Luana Chiminasso, Victória Brito de Ceni e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
BATATA/CEPEA: Mês se inicia com preços em altaVer fotos

Piracicaba, 12 – Na parcial de abril (1° a 08/04), os preços da batata lavada tipo ágata estão em R$ 83,55 (ponderados pela classificação), na média das lavadoras do País, valor praticamente estável (+0,52%) em relação a março/21, quando fechou a R$ 83,12 (também ponderado pela classificação). Isso porque os primeiros dias de abril foram marcados por alta nas cotações em relação ao mês anterior, conforme o previsto, por conta do feriado da Sexta-feira Santa – período em que a demanda pelo tubérculo costuma aumentar, já que é um ingrediente presente em diversos pratos típicos.

Além disso, chuvas foram registradas nas regiões produtoras, ao mesmo tempo em que a safra das águas vem se desacelerando, restringindo cada vez mais a oferta nacional. Entretanto, nos últimos dias, sobretudo após o feriado na sexta-feira passada (02/04), os preços voltaram a recuar, tendo em vista que a demanda continua sendo comprometida pelas restrições decorrentes da pandemia e que o ritmo de colheita foi retomado, devido ao clima firme. Ademais, as batatas do Sul de Minas apresentam problemas de qualidade, como pele mais escura e baixo calibre, o que também tem puxado os valores para baixo.

A tendência para este mês, portanto, é que a oferta continue se reduzindo e, caso haja maior flexibilização para as atividades comerciais e de serviços não essenciais a partir da segunda quinzena, a demanda pode melhorar – cenários que, se concretizados, devem contribuir para uma alta das cotações no decorrer de abril.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: batata, Cepea, cotação de batata, HF Brasil, oferta de batata, perspectiva para o mercado de batata, preços de batata, safra das águas de batata

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui