×
Batata
Março 10, 2021
BATATA/CEPEA: Março se inicia com alta nos preços do tubérculo
Avanço da pandemia e problemas de qualidade impedem valorização ainda maior

Por Luana Chiminasso, Victória Brito de Ceni e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Março se inicia com alta nos preços do tubérculo Ver fotos

Piracicaba, 10 – Na parcial de março (1° a 09/03), os preços da batata lavada tipo ágata estão em R$ 91,82 (ponderado pela classificação) na média das lavadoras do País, valor 5,7% acima dos de fevereiro/21 – que ficaram em R$ 86,87 (também ponderado pela classificação). A alta em relação ao mês passado se deve, novamente, às chuvas no começo deste, que limitaram a colheita em algumas regiões, como Guarapuava (PR) e Água Doce (SC).

A desaceleração da oferta de batata frente a fevereiro também contribuiu para este cenário – estima-se, para março, área 6% menor. Isso porque, apesar de as regiões do Triângulo Mineiro, Chapada Diamantina (BA) e Água Doce (SC) intensificarem suas colheitas, Sul de Minas e Guarapuava (PR) devem reduzir as atividades no período.

Uma maior alta nos preços, porém, é limitada pela demanda mais lenta, após as novas restrições impostas pela pandemia em diversos estados brasileiros e por problemas na qualidade em parte das batatas ofertadas, devido à requeima, canela-preta e lenticelose. Apesar disso, a previsão é que, na média, os preços sigam em patamares acima dos custos de produção até o final da safra.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
colheita de batata
demanda
HF Brasil
mercado de batata
oferta de batata
perspectivas para o mercado de batata
preços de batata
produção de batata
qualidade