×
Batata
Julho 14, 2021
BATATA/CEPEA: Geadas causam queimaduras nos tubérculos
Lavouras do Sudeste e do Paraná são afetadas

Por Luana Chiminasso, Júlia Peron Baroni e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Geadas causam queimaduras nos tubérculos Ver fotos

Piracicaba, 14 – A frente fria que atingiu o País entre o final de junho e o início de julho, levou problemas às roças de batata de Minas Gerais, São Paulo e do Paraná. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, no Sul de Minas, a formação de geada provocou queimas nas folhas dos tubérculos que estão no início do desenvolvimento – cenário que pode comprometer o crescimento e enchimento das batatas colhidas entre os meses de agosto e setembro.

No Sudoeste Paulista e em Vargem Grande do Sul (SP), por sua vez, parte das folhas foi queimada, mas as plantas devem se recuperar e os agentes acreditam que a produção não deve ter problemas significativos. Já no Paraná, o fenômeno foi mais intenso, principalmente na região de Campo Mourão (fornecedor de semente), onde foram registradas perdas de alguns talhões – para os menos atingidos, pode haver impacto no enchimento do tubérculo e, consequentemente, uma menor oferta.

Até o momento, para as roças que estavam em final de ciclo, são estimadas perdas de 15% da produção, com mais de 30% das folhas danificadas. Conforme colaboradores, nestas duas primeiras semanas de julho, as temperaturas têm sido mais altas, amenizando os impactos nas lavouras prejudicadas pelas geadas.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
frio atinge lavouras de batata
geadas
HF Brasil
impactos do frio na produção de batata
oferta de batata
produção de batata
queima das folhas de batata