×
Banana
Outubro 2, 2020
BANANA/CEPEA: Calor acelera maturação em Bom Jesus da Lapa
Prata se desvaloriza 14% na região

Por Leonardo Caires e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Calor acelera maturação em Bom Jesus da Lapa Ver fotos

Piracicaba, 02 - A constante elevação de temperatura, especialmente desde a última semana de setembro, acelerou a maturação da banana prata anã em Bom Jesus da Lapa (BA). Como resultado, houve uma maior oferta da variedade no ponto ideal de colheita nesta semana (28/09 a 02/10), o que, juntamente com o comércio restrito na virada do mês, pressionou suas cotações. Assim, a prata anã de primeira qualidade registrou desvalorização de 14% na praça oeste baiana, sendo vendida na média de R$ 1,34/kg.

Segundo produtores, problemas maiores ainda não foram observados, pois a prata é uma variedade mais tolerante ao calor e a irrigação tem impedido que ocorra estresse térmico e hídrico. Porém, produtores devem ficar em alerta. Na estação de Bom Jesus da Lapa, as temperaturas máximas variaram entre 38º a 40ºC nesta semana, de acordo com o Inmet. Para a próxima semana, caso o clima mais quente permaneça, produtores dessa região acreditam que podem continuar colhendo um bom volume. Porém, para as posteriores, essa antecipação da colheita poderá reduzir a oferta.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana prata
Bom Jesus da Lapa (BA)
calor
Cepea
HF Brasil
leve aumento de oferta
preço de banana
queda de preço