×
Banana
Julho 2, 2019
BANANA/CEPEA: Bananicultores lançam marca coletiva em Delfinópolis
Iniciativa assegura exclusividade do produto local

Por Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Bananicultores lançam marca coletiva em Delfinópolis Ver fotos

Piracicaba, 02 – Seguindo a tendência mundial de criação de marcas coletivas, assunto abordado pela revista Hortifruti Brasil em 2016 (Hortifrutis com "CEP"), produtores de banana lançaram, em junho deste ano, uma iniciativa na região de Delfinópolis (MG). Este trabalho partiu de uma ação conjunta entre a Adelba (associação dos bananicultores da região), o Sebrae e a Emater.

A criação dessa marca coletiva, aprovada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), visa divulgar e diferenciar a banana produzida em Delfinópolis, agregando maior valor ao produto da região. A fruta local, vale ressaltar, já está bem colocada no mercado, por conta da qualidade e da proximidade com os principais centros consumidores – seguindo o exemplo de outras marcas da região, como o Queijo Minas artesanal da Canastra, as Frutas do Jaíba e o Café do Cerrado.

Agora, essa região mineira está preparando a documentação para buscar o registro de Indicação Geográfica, também desenvolvido pelo Inpi. De forma geral, ele é utilizado para identificar a origem de um determinado produto ou se certas características ou padrão de qualidade estão relacionados à sua origem geográfica.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
bananas de Delfinópolis
Cepea
Delfinópolis (MG)
diferenciação
Hortifruti Brasil
Indicação Geográfica
marca coletiva