×
Alface
Outubro 2, 2019
ALFACE/CEPEA: Setembro se encerra com baixa rentabilidade em MG
Condições climáticas estão entre os motivos

Por Isabela Camargo, Maria Julia Ramos e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Setembro se encerra com baixa rentabilidade em MG Ver fotos

Piracicaba, 02 – Com o recuo das cotações e a baixa procura por alface, produtores mineiros se depararam com menores remunerações no decorrer de setembro. Concomitantemente, a região de Mário Campos (MG) vem sofrendo com os baixos índices pluviométricos desde agosto, cenário que resultou em menor qualidade das alfaces ofertadas e maiores gastos (tanto com irrigações, quanto com manejo aplicado) no mês passado.

Diante disso, os custos permaneceram superiores aos valores de venda, resultando em rentabilidade negativa para os produtores: o preço médio da crespa, em setembro, foi de R$ 6,40/cx com 20 unidades. Os valores de custo, por sua vez, se encerraram em R$ 10,60/cx com 20 unidades, refletindo em rentabilidade 39,62% negativa.

A expectativa para outubro, porém, é de melhores resultados, já que as chuvas devem se regularizar – melhorando a qualidade e a produtividade da cultura – e a procura deve voltar a se aquecer, devido ao clima mais quente. Quanto aos valores de custo, também devem se reduzir, já que as atividades de manejo e fitossanidades não serão mais entraves à produção.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alface
Cepea
clima
cotação
oferta de alface
perspectivas
preços de alface
produção de alface
produtividade
qualidade das alfaces
rentabilidade