02/12/2019

ALFACE/CEPEA: Folhosas fecham novembro em alta!

Expectativas para o verão são positivas

Por Isabela Camargo, Maria Julia Ramos e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
ALFACE/CEPEA: Folhosas fecham novembro em alta!Ver fotos

Piracicaba, 02 – Em novembro, as cotações das alfaces começaram a reagir e fecharam o mês com resultados positivos. O preço médio para a crespa ficou em R$ 11,68/cx com 20 unidades na região de Mogi das Cruzes (SP), variação positiva de 21% frente ao mês anterior.

O aumento já era esperado, devido à proximidade com o verão, quando usualmente a procura se eleva e a produção, se reduz. Além disso, houve relatos de tipburn (queima de borda), devido às variações climáticas – fator que comprometeu a qualidade das folhosas, afetou a oferta e, consequentemente, também contribuiu para a alta nos preços.

Fora de São Paulo, os aumentos tiveram como principal motivo os altos índices pluviométricos. A chuva em Mário Campos (MG) começou somente na última semana de novembro, mas foi suficiente para impulsionar os valores do mês: a crespa também fechou em alta na região, com preço médio de R$ 11,73/cx de 20 unidades, aumento de 22% em comparação com outubro.

O cenário positivo, por sua vez, eleva a expectativa de agentes do setor para a safra de verão 2019/20. Assim, os alfacicultores estão ansiosos por maior rentabilidade, já que a safra de inverno, normalmente, é marcada por preços menores.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: alface, Cepea, clima, cotação de alface, oferta de alface, preço alface crespa, preços de alface, produção de alface, rentabilidade, safra de alface em SP

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui