×
Uva
Setembro 12, 2018
UVA/CEPEA: Vale começa a enviar uva para a Europa
Mesmo com entraves, expectativas são positivas

Por Ana Roselino e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Vale começa a enviar uva para a Europa Ver fotos

Piracicaba, 12 – As exportações de uvas de mesa se iniciaram timidamente na semana 35, em meados de setembro – trazendo expectativas de um cenário positivo a produtores do Vale do São Francisco (PE/BA), mesmo com alguns entraves. A supersafra no Peru e o possível prolongamento da produção em Puglia, na Itália, podem ser empecilhos para que o volume embarcado supere o do ano passado (de setembro a novembro/17) para a União Europeia, de 33 mil toneladas (segundo a Secex).

Por outro lado, algumas regiões produtoras da Grécia registraram perdas de produção devido ao clima chuvoso de agosto, o que pode equilibrar tal cenário. A demanda crescente pelas variedades sem semente e o bom desenvolvimento delas no Vale também podem garantir o sucesso da safra, segundo apostam colaboradores do Hortifruti/Cepea.

Neste semestre, boa parte do volume colhido deve ser da variedade arra 15, que pode ser a protagonista nas primeiras semanas da temporada de exportação. As uvas brancas sem semente têm tido boa aceitação nos mercados europeu e asiático, e a baixa oferta em âmbito internacional pode alavancar os preços neste ano.

Já para a BRS vitória, a aceitação no mercado externo deve ser menor neste ano – os carregamentos da variedade apresentaram problemas de qualidade em 2017 e no primeiro semestre deste ano, limitando a demanda em 2018. Além disso, o preço da uva negra sem semente, segundo exportadores, pode se manter abaixo da média do ano anterior.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
exportações de uva
perspectivas
secex
uva
uvas do Vale do São Francisco