×
Uva
Setembro 4, 2018
UVA/CEPEA: Podas para exportação terminam no Vale
Expectativas são positivas

Por Ana Roselino e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Podas para exportação terminam no Vale Ver fotos

Piracicaba, 04 – As áreas destinadas à produção de uvas para exportação do Vale do São Francisco (PE/BA) finalizaram as podas em agosto, de acordo com viticultores consultados pelo Hortifruti/Cepea. A expectativa dos produtores é de boas produtividade e qualidade das frutas. Esse cenário e a alta da cotação do dólar (acima dos R$ 3,50) têm animado exportadores, que esperam manter os envios pelo menos nos mesmos patamares do ano passado.

Os embarques de uvas sem semente à União Europeia devem ter início na semana 37 (de 10 a 16 de setembro), seguindo até a 47 (de 19 a 25 de novembro). Já os envios à Argentina se iniciaram aos poucos em junho, quando a baixa oferta limitou a exportação.

Os embarques brasileiros ao país vizinho se intensificaram na semana 32 (de 6 a 12 de agosto), impulsionados pela maior oferta. Vale ressaltar que, neste ano, a demanda argentina pode apresentar mudança de perfil: com a redução da área da uva red globe no Vale, a tendência é de menor participação desta variedade, sendo substituída pela sweet jubilee (com semente), que tem tido boa aceitação na Argentina. Em 2017, o Brasil exportou 2,8 mil toneladas ao mercado argentino, alta de 148% frente a 2016 – com predominância de red globe, segundo agentes.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
exportações de uva
exportações de uva Argentina
poda
podas de uva no Vale
uva
uvas para exportação
uvas para exportação do Vale do São Francisco