04/09/2018

UVA/CEPEA: Podas para exportação terminam no Vale

Expectativas são positivas

Por Ana Roselino e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
UVA/CEPEA: Podas para exportação terminam no ValeVer fotos

Piracicaba, 04 – As áreas destinadas à produção de uvas para exportação do Vale do São Francisco (PE/BA) finalizaram as podas em agosto, de acordo com viticultores consultados pelo Hortifruti/Cepea. A expectativa dos produtores é de boas produtividade e qualidade das frutas. Esse cenário e a alta da cotação do dólar (acima dos R$ 3,50) têm animado exportadores, que esperam manter os envios pelo menos nos mesmos patamares do ano passado.

Os embarques de uvas sem semente à União Europeia devem ter início na semana 37 (de 10 a 16 de setembro), seguindo até a 47 (de 19 a 25 de novembro). Já os envios à Argentina se iniciaram aos poucos em junho, quando a baixa oferta limitou a exportação.

Os embarques brasileiros ao país vizinho se intensificaram na semana 32 (de 6 a 12 de agosto), impulsionados pela maior oferta. Vale ressaltar que, neste ano, a demanda argentina pode apresentar mudança de perfil: com a redução da área da uva red globe no Vale, a tendência é de menor participação desta variedade, sendo substituída pela sweet jubilee (com semente), que tem tido boa aceitação na Argentina. Em 2017, o Brasil exportou 2,8 mil toneladas ao mercado argentino, alta de 148% frente a 2016 – com predominância de red globe, segundo agentes.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, exportações de uva, exportações de uva Argentina, poda, podas de uva no Vale, uva, uvas para exportação, uvas para exportação do Vale do São Francisco

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui