25/02/2021

TOMATE/CEPEA: Fevereiro é marcado pelo pico da safra de verão 2020/21

Tomates de Caçador (SP) têm acentuada desvalorização

Por Felipe Wohnrath, Luana Chiminasso e João Paulo Deleo
Em parceria com
Ihara
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
TOMATE/CEPEA: Fevereiro é marcado pelo pico da safra de verão 2020/21Ver fotos

Piracicaba, 25 – De acordo com as expectativas, o preço do tomate registra queda acentuada neste mês frente a janeiro, principalmente devido ao pico de safra da temporada de verão. Na parcial do mês (1° a 25/02), a média negociada por produtores para o tomate salada é de R$ 38,40/cx (ponderada por classificação), redução de 24% na comparação com o mês anterior.

Caçador (SC) foi a região produtora com maior desvalorização no período – de 31%, na mesma comparação –, embora o produto ainda registre preços médios acima dos custos de produção. No entanto, este cenário tem se alterado nesta segunda quinzena, com valores já ficando próximos ou abaixo dos custos, pressionando as cotações em relação às demais praças.

Dentre os motivos, estão a maior oferta de tomates ponteiros (referente aos cultivos da "safra do cedo"), problemas de qualidade ou padrão (como frutos manchados, com menor calibre e maduros) e o pico de safra da região. A praça catarinense, vale lembrar, tem uma grande área cultivada e a colheita costuma se concentrar justamente neste mês (correspondendo a 40% da oferta total). Neste cenário, os volumes – que têm aumentado desde a segunda quinzena de janeiro – devem continuar firmes nas próximas semanas.

Apesar da maior oferta de tomates ponteiros nos últimos dias, produtos da safra do "meio" também vêm sendo colhidos – apresentando boa qualidade nas lavouras mais novas e, consequentemente, maiores preços, suficientes ao menos para cobrir os custos de produção. Para março, a oferta nacional deve diminuir, com a desaceleração da safra de verão.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, colheita de tomate, cotação de tomate, HF Brasil, oferta de tomate, perspectivas para o mercado de tomate, preços de tomate, safra de verão de tomate 2020-2021, volume nacional de tomate

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui