×
Tomate
Março 21, 2019
TOMATE/CEPEA: Cotações parciais de março estão positivas
Apesar da valorização, há grande amplitude nos preços

Por Lenise A. Molena, Luana Guerreiro e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Cotações parciais de março estão positivas Ver fotos

Piracicaba, 21 – Na parcial de março (1º a 20/03), os tomates salada longa vida 2A foram comercializados à média de R$ 62,99/cx (preço ao produtor), alta de 45% frente a fevereiro – quando as cotações ficaram em R$ 43,30/cx. O motivo da alta é o avanço da safra de verão, que já teve cerca de 80% do volume ofertado. Além disso, produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea afirmam que, neste mês, a produtividade está reduzida.

Apesar da valorização, houve grande amplitude nos preços, uma vez que a maior parte dos produtos estava manchada, devido às chuvas. Os tomates de qualidade inferior foram comercializados a valores até 35% menores em relação aos de melhor qualidade.

O clima úmido de fevereiro, vale lembrar, prejudicou as produções e elevou o volume de descartes, devido à maior incidência de doenças (bactérias e fungos). Em Caçador (SC), por exemplo, os problemas fitossanitários reduziram em até 35% a produtividade, frente a janeiro.

De acordo com colaboradores, as precipitações também afetaram os transplantios da safra de inverno, comprometendo o desenvolvimento dos pés e aumentando a susceptibilidade a doenças – de forma que as produções das lavouras do "cedo" poderão ficar aquém do esperado.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
amplitude nos preços do tomate
Cepea
clima
cotação de tomate
oferta
perdas de tomate
preços de tomate
produção de tomate
produtividade
qualidade
tomate