×
Melão
Agosto 14, 2020
MELÃO/CEPEA: Preços caem levemente nas regiões produtoras
Oferta do RN/CE aumenta, mas está abaixo do ano passado

Por Maria Giulia Marchesi e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Preços caem levemente nas regiões produtoras Ver fotos

Piracicaba, 14 - A colheita do melão no Rio Grande do Norte/Ceará registrou um ritmo um pouco mais acelerado nesta semana (10 a 14/08). Assim, mesmo que o foco da produção seja as exportações, houve um leve aumento da oferta no mercado doméstico, que pressionou as cotações. O amarelo tipos 6 e 7 registrou desvalorização de 3%, atingindo o preço médio de R$ 28,00/cx de 13 kg na região.

Este cenário também resultou em queda de 5% no valor do amarelo vendido a granel no Vale do São Francisco (BA/PE), sendo cotado a R$ 1,35/kg, devido à concorrência entre as praças. Destaca-se que essa competição afeta principalmente o envio de frutas embaladas ao Sul e Sudeste, e, por isso, a maior parte das vendas do Vale continuou sendo realizada no Norte e Nordeste do País.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, apesar do início da campanha do RN/CE, o volume colhido continua abaixo do ano passado, visto que o plantio foi cauteloso diante do impacto da pandemia da covid-19 na economia mundial. Porém, muitos produtores da região ainda planejam iniciar as colheitas nas próximas semanas, podendo resultar em nova redução dos preços no mercado nacional - a depender das exportações e da demanda nos principais centros consumidores.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
concorrência
desvalorização
HF Brasil
leve aumento da oferta
melão amarelo
preço de melão
safra do RN/CE
Vale do São Francisco (BA/PE)