×
Melão
Agosto 12, 2020
MELÃO/CEPEA: Safra 2020/21 se inicia no RN/CE
Ritmo de colheita está mais lento que o habitual

Por Maria Giulia Marchesi e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Safra 2020/21 se inicia no RN/CE Ver fotos

Piracicaba, 12 – Neste mês, foi dada a largada para a safra principal de melão do Rio Grande do Norte/Ceará. Porém, o ritmo de colheita tem sido mais lento, devido, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, às incertezas de mercado geradas pela pandemia da covid-19, tanto no âmbito nacional quanto no internacional, resultando em queda na área cultivada na região.

Vale destacar que a maior ocorrência de chuvas na praça potiguar/cearense neste ano também refletiu no atraso do plantio por parte de alguns produtores. Os que iniciaram a atividade em meados de maio, por exemplo, tiveram que redobrar os cuidados para controlar as doenças fúngicas (destaque para míldio e oídio) e bacterioses – o que implicou, ainda, no aumento do custo de produção, juntamente com o impacto da valorização do dólar nos insumos, que deve se manter nos próximos meses.

Apesar disso, melonicultores estão otimistas em relação ao retorno das exportações, que representam o destino de 80% da área do RN/CE. Isso porque, apesar da pressão dos importadores em baixar o preço médio, o câmbio deve continuar favorecendo os ganhos. Destaca-se, também, que exportadores apostam em recuperação de mercado mais rápida nos principais países importadores nos próximos meses, especialmente os europeus, devido às medidas de contenção da covid-19 mais efetivas (desde que novos surtos da doença não ocorram).

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
colheita de melão
custo de produção de melão
exportações de melão
oferta de melão
perspectivas para o mercado de melão
safra de melão no RN/CE